sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O segredo do sucesso esta nos livros

Incentivar as crianças a desenvolver a prática pela leitura não é uma incumbência apenas da escola, mas também dos pais. Não basta à criança apenas aprender a escrever e a fazer contas, pois a leitura é uma prática pedagógica que irá influenciar muito no seu aprendizado, desde os primeiros anos da educação infantil até à faculdade.
Os pais hoje se preocupam em levar seus filhos a clubes, parques de diversões e vídeo locadoras, não fazem ideia do quanto seria importante e proveitoso levá-los a uma biblioteca. Se os pais apresentarem à seus filhos este mundo dos livros desde cedo, seja ele através de livros ilustrados, revistas em quadrinhos, revistas ou até mesmo jornais, estará incentivando os mesmos à tomarem, futuramente, o gosto pela leitura.
Ingressar no mundo da leitura pode trazer benefícios imediatos e a longo prazo para as crianças, fazendo com que as mesmas tenham um crescimento pessoal e profissional, lhes dando uma melhor capacidade de se comunicar com devido ao desenvolvimento de seu repertório adquirido com o habito da leitura, que também ampliará a capacidade das crianças de entenderem sobre temas atuais, pois a leitura amplia do conhecimento geral não só das crianças e de todos os que têm este hábito. 
Ao ler, as crianças desenvolvem também a capacidade de criar texto, pois a leitura leva a criança a sonhar, imaginar lugares e situações capazes de passar ate mesmo sentimentos através das palavras que, junta mento com um vocabulário enriquecido através dos textos que leu, possibilitará à crianças expor no papel para que outras pessoas leiam.
Enfim, quem lê desde cedo têm mais chances de se sobressair diante dos demais, pois estará mais preparado para encarar  os estudos, o trabalho e a vida, que a todo momento irá exigir esta habilidade de todos. Saberá assim entender o mundo em que vive e com as experiencias adquiridas poderá escolher a melhor forma de encarar problemas e superar desafios.

Reflexão sobre os oito motivos para apostar nos livros, do humorista e apresentador Marcelo Tas

Por Paulo Cascão




“A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.




Nenhum comentário: