domingo, 1 de abril de 2012

Limite aos Filhos

Como dar limites aos filhos?Algumas pessoas hoje em dia não concordam com a maneira cuja qual foram criadas por seus pais e estão decididas a não repetir com seus filhos as mesmas atitudes que julgavam erradas, se tornando com isso pais mais atenciosos e compreensivos.
Porém esta atitude os tornam também pais inseguros e fáceis de se ludibriar, pois hoje as crianças se tornaram mais espertas e ousadas. fazendo com que essa tentativa de se tornarem os pais que queriam ter no passado, os colocassem no outro lado da história, obedecendo e em muitos casos ate temendo seus filhos. Aquela geração que tinha "medo" e muito respeito e admiração pelos pais passou a aceitar que os mesmo os tratassem com falta de respeito.

À medida que os pais pararam de impor autoridade sobre os filhos e permitiu que os mesmos fizessem o que queriam as regras familiares mudaram drasticamente, tornando raro hoje em dia encontrarmos filhos que veneram seus pais, pois flexibilidade na hierarquia dos lares levou as famílias a se contentassem apenas com o fato de que seus filhos tivesse pelo menos amor pelos pais. Mesmo que o respeito ainda não seja o que era nas gerações anteriores, hoje isso já é uma vitória.
Respeito esse que hoje são os filhos que esperam dos pais, seja em relação ao seu modo de pensar, maneira de agir ou até mesmo as escolhas de diversos aspectos. Os filhos exigem que os pais apoiem o que querem fazer, querem que eles o agradem, pois só assim os pais conseguirão ser amados e considerado seus melhores amigos.
Mas não é necessário e muito menos correto dizer sempre "sim" para os filhos para que eles se sintam amados e respeitados mas sim participar inteiramente da vida de seus filhos. Mesmo aqueles pais que por forças maiores do destino não podem passar momentos suficientes que gostariam ao lado de seus filhos podem participar da vida dos mesmo se informando sobre o que acontece em suas vidas, como o que fizeram na escola por exemplo. Sabendo sempre ouvir o que eles falam, pois com o diálogo os pais podem participar e colaborar com sua formação muito mais do que imaginam.

Se os pais deixa que as crianças façam o que querem em casa ela cresceram achando que podem tudo e em qualquer lugar, pois elas tratam e esperam ser tratadas pelos outros assim como são tratadas em casa. Por isso os pais que dão exemplo em casa evitam situações desagradáveis com seus filhos.
Em alguns momentos será necessário que os pais deixem seus filhos tomarem ou tentarem tomar algumas decisões sozinhos, mas em caso em que estas atitudes não influencie negativamente na vida dos mesmos caso a escolha não seja a correta. E mesmo errando, não os julguem, pois cada um tem o seu ritmo de aprendizagem. Afinal todos nós erramos, e o mesmo acontece com as crianças, pois isso é fundamental os pais estarem do seu lado para que esse aprendizado possa acontecer com dedicação e confiança.

Sempre que um filho fazer algo errado, os pais podem mostrar o que está errado instruindo a criança sobre a maneira de fazer o correto em um aproxima oportunidade, nunca deixando de elogiar seus bons comportamentos.
Confiando em seus pais as crianças terão mais capacidade de conviver com alguns "não" em suas vidas. Pois apesar de ficarem tristes ao receber tal palavra dos pais ao pedir alguma coisa, as crianças estarão aprendendo de determinada forma que nem tudo na vida é permitido e que a sociedade impões regras cujas quais devemos seguir e respeitar. Os mais não deves se sentir culpados em negar algo aos filhos, pois assim elas estarão preparadas para conviver com os "não" que a vida lhes propiciará
É necessário que os pais de hoje, antes de pensar em constituir uma família, se eduquem sobre a melhor forma de educar filhos, principalmente no que se diz respeito a limites. Os filhos precisam entender e aceitar que durante a infância os pais estão a a frente de suas vidas, guiando-nos e ensinando-os sobre os obstáculos da vida, para que num futuro eles saibam por onde ir. Manter o controle sobre os filhos pode evitar que novas gerações surjam sem limites e valores e apenas atitudes de firmeza e respeito a frente dos filhos poderão fazer com que as futuras gerações possam dar continuidade ao processo de formação de um cidadão com valores suficientes para seguir seu caminho de forma correta, agindo com respeito e honestidade.


Por Paulo Cascão








Nenhum comentário: