quinta-feira, 12 de julho de 2012

O Esporte Transformando a Sociedade



 Hoje o esporte não recebe a importância que realmente merece. Isso devido a falta de conhecimento da sociedade de todos os benefícios que sua prática pode proporcionar a seus praticantes. O esporte na vida da população tem o poder de mudar vidas e deve ser adotada como uma maneira de melhorar a convivência na sociedade e promoção da paz que todos almejamos.

A inclusão social é uma delas. Principalmente em um país onde a desigualdade social é assustadora e o numero de crianças que vivem sem nenhuma perspectiva de vida aumenta mais e mais. Através do esporte estas crianças têm a oportunidade de conviverem com pessoas de bem, proporcionar, quem sabe, a oportunidade de viver praticando o esporte que gosta, além de buscar algo de bom em sua vida e se afastar dos malefícios que hoje se encontra nas ruas, como as drogas por exemplo.

As vezes as crianças vivem situações críticas dentro da própria casa, pois pais inexperientes ou até mesmo desinteressados na educação dos filhos, os expõe a situações não condizentes à sua formação. Formando assim cidadão que mais cedo ou mais tarde estarão descumprindo com as leis, podendo pagar seriamente por isso e fazendo com que as pessoas inocentes também sofra as consequências.
  Cabe então ao esporte trazer este indivíduo para um mundo onde ela aprenderá a conviver com regras, sejam elas sobre o jogo ou sobre a convivência na sociedade e respeito às diferenças. O esporte exerce um poder mágico na cabeça das crianças, fazendo com que elas siga as regras impostas, para que assim possa continuar a praticar aquele esporte que tanto ama.

Através do esporte, o aluno pode ter um bom desempenho escolar, pois além de estimular sei sistema neurológico, o que influenciará nesta melhora de desempenho, professores e pais podem trabalhar escola e esporte em conjunto, traçando estratégias que motivem a criança estudar buscar bons resultados em suas matérias.

O esporte é o melhor remédio para quem passa por momentos difíceis, pois sua prática serve de motivação, ocupando a mente de quem o pratica e levando-o a buscar e superar seus próprios limites. Isso afasta as preocupações e proporciona aos praticantes uma sadia "válvula de escape" para seus problemas, "transformando as lagrimas de seus olhos em suor, liberados pela alegria do corpo em praticá-lo" (ARMANDO NOGUEIRA).

Hoje em dia a atenção esta mais voltada para o esporte de alto rendimento, deixando o investimento nas categorias de base mais defasado, impossibilitando assim a identificação de novos talentos que, sem o apoio do esporte, pode se perder na vida.

"Pais que incentivam seu seus filhos a praticar um esporte podem ter certeza que no futuro terão orgulhos dos mesmos. As vezes orgulho por terem sido campões dentro de quadra, mas sempre terão orgulho por serem vencedores na vida"

Por Paulo Cascão

Abaixo uma reportagem exibida pela TV Record mostrando como o esporte pode mudar a vida das pessoas. E esta mesma história acontece com centenas de crianças araguarinas através do trabalho desenvolvido pela APAED
Vale a pena assistir
.

Um comentário: